quinta-feira, 14 de março de 2013

Quando a realidade é mais estranha que a ficção - Síndrome da mão anárquica e BIID ( Body Integrity Identity Disorder) Transtorno de identidade da Integridade Corporal


Há algum tempo assisti um episódio do Nip & Tuck onde um homem deseja que uma perna seja amputada pois ele diz que não pertence à ele,Ben White episode,pra mim um dos melhores da série,pouco depois ouvi o podcast 399 do Nerdcast,onde tratam de Distúrbios Mentais estranhos,entre eles o Body Integration Identity Didorder .

Transtorno de identidade da Integridade Corporal


Quando a idéia de uma pessoa de como ela é não corresponde a sua forma física real, que pode ser causado pelo  Transtorno de Identidade da Integridade Corporal.

Essa condição afeta uma pequena porcentagem da população e geralmente é manifestada por um desejo de ter uma amputação de uma parte específica do corpo. Na maioria dos casos, o membro que a pessoa que pretende remover é, na verdade, saudável e em pleno funcionamento.

Muitos psicólogos e neurologistas se aventuraram a tecer teorias sobre o que causa esse tipo de pensamento. A idéia comum é que o BIID ( Body Integrity Identity Disorder) , ocorre quando o cérebro não é capaz de fornecer um mapeamento preciso do corpo. Neste caso, o cérebro vê o membro invasor como sendo externo , não uma parte da pessoa, manifestando assim o desejo de que ele seja removido.



Em quase tudo os portadores do Transtorno de Identidade da Integridade Corporal (TIIC)são normais, tem um bom relacionamento com a família, amigos, trabalho



Alguns médicos especialistas também tem teorias que explicam uma fonte mais psicológica dessas questões. Uma dessas teorias é que aa pessoa com BIID pode ter visto um amputado em idade precoce e esta imagem substituiu os seus próprios pensamentos sobre o que constitui a pessoa ideal. Portanto, para se tornar uma pessoa melhor, eles sentem que um membro ou apêndice terá que ser amputado.


Infelizmente, não há cirurgiões conhecidos que irão realizar este tipo de amputação sem uma razão médica .




Nos casos mais graves, uma pessoa com BIID pode ferir fisicamente o membro que eles gostariam de ter removido, necessitando por isso de uma operação de amputação. Outros conseguem lidar com a doença usando bastões e anexos protéticos para ajudá-los a se sentirem completos. Casos de BIID são muitas
vezes separados entre aqueles que têm um problema físico real e aqueles para quem a questão é de natureza
psicológica.













O caso da mão anárquica,ou síndrome da mão alienígena ,que ocorre no filme Evil Dead ,também existe e é curiosíssimo.



A síndrome da mão alienígena (Alien Hand Syndrome, em inglês) é uma desordem neurológica incomum na forma de apraxia, na qual os membros do paciente parecem adquirir vida própria. O membro -a mão, por exemplo- passa a realizar tarefas complexas e involuntárias, como abrir botões da camisa ou retirar as roupas do corpo. Na maioria das vezes a pessoa não percebe que o membro está executando movimentos
Imagine essa cena: você deitado na rede, cochilando, em uma tarde fresca de domingo, desfrutando da paz e do silêncio de sua utopia suburbana. Lentamente, sua mão esquerda relaxa, agarra seu pescoço e você desperta, encontrando sua própria mão presa na garganta com um golpe de kung-fu. Você tenta soltá-la com a outra mão, dedo por dedo, até que ela afrouxa um pouco e você fica lá, olhando para a mão que de uma hora para outra nem parece que é a sua. Embora pareça um filme de terror de segunda categoria, é realmente uma condição médica real e bastante estranha conhecida como "SMA" (síndrome da mão alienígena).



Nesse artigo, explicaremos exatamente o que é a síndrome da mão alienígena, verificaremos a função do cérebro neste caso e examinaremos como a cultura popular parece estar ligada a essa condição incomum.
O que é exatamente a síndrome da mão alienígena?É um distúrbio neurológico raro em que uma mão funciona involuntariamente, sendo que a vítima não percebe sua ação. Embora o exemplo acima possa parecer extremo, as pessoas que sofrem de SMA apresentaram sintomas semelhantes em determinados casos. Sintomas menos horripilantes incluem agarrar e apertar, tocar o rosto ou rasgar a roupa involuntariamente. Casos mais extremos envolvem encher a boca comcomida, impedir que a mão normal faça tarefas simples e cutucar e estrangular a si mesmo. Embora seja vista mais como uma questão de transtorno do que uma ameaça médica, as pessoas que sofrem dessa síndrome geralmente têm problemas psicológicos e perturbações, além de, ocasionalmente, sofrerem lesões como resultado das ações do membro renegado [fonte: Turkington (em inglês)].

Até 1972, a síndrome da mão
alienígena não tinha sido claramente
 definida pelos médicos
A SMA difere-se de outras condições de movimentos involuntários em que as ações do membro afetado têm um propósito e são orientadas. A mão afetada pegará um objeto e tentará usá-lo, ou realizará uma simples tarefa, como abotoar e desabotoar uma camisa. Os pacientes conservam todas as sensações na mão alienígena, mas geralmente mostram movimentos involuntários. Esses pacientes também podem apresentar comportamentos estranhos, como falar com a mão, alegar possessão demoníaca ou referir-se dela na terceira pessoa [fonte: Goldberg (em inglês)].
Também conhecida como mão desordenada, a SMA foi identificada pela primeira vez em 1909 e, desde então, houve apenas 40 a 50 casos registrados. Acredita-se que outras ocorrências tenham recebido o diagnóstico incorreto como parte de um distúrbio existente de saúde mental. A raridade e a natureza não ameaçadora da SMA levaram a pouquíssimas pesquisas e à falta de dados concretos, resultando em uma condição inteiramente misteriosa. Entretanto, recentemente, foram descobertos novos dados que ajudam a identificar a parte do cérebro que está ativo durante os episódios de SMA.

 [fonte: Kumral (em inglês)].






Nenhum comentário:

Pessoas que aportaram por aqui: