“A estrutura da língua que uma pessoa fala influencia a maneira com que esta pessoa percebe o universo ...”
“Uma palavra que não representa uma idéia é uma coisa morta, da mesma forma que uma idéia não incorporada em palavras não passa de uma sombra.”
Esses pensamentos são de Vygotsky, um gênio da psicologia.
Por esses dias estava analisando os posts do Facebook e cheguei à uma conclusão, depois de conversar horas com diversos tipos de pessoas e ouvir diversos tipos de argumentos.
Bem, pode parecer infantil a conclusão, mas vamos á ela:
O Facebook é um microcosmo onde não habitam idéias e sim slogans,seja a publicidade ao lado, o post engraçado ou a idéia política e engajada.
A publicidade precisa ser rápida e facilmente captada, ao contrário de um debate que precisa ser analisado de vários ângulos e pesquisado longamente.
Sim, apenas slogans,sem profundidade alguma.
Da mesma maneira que a publicidade se apropria da arte e se torna algo diferente , os posts se apropriam da ideologia, da arte, do protesto e se transformam em slogan.Vamos retroceder um pouco:
De acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade (Luria, 1976). Portanto, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos. São, isto sim, resultado das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve. Conseqüentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal desta criança são fatores cruciais que vão determinar sua forma de pensar. Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras (Murray Thomas, 1993).
A criança até certa idade possui apenas desejos e não difere de qualquer outro animal no que diz respeito à comunicação, pois tenta se expressar através do choro pra suprir suas necessidades básicas e não possui a formação abstrata de idéias.
Pensamento e Linguagem são interligados, dito isso chego à consclusão de que uma pessoa que domina a linguagem domina o pensamento e a transmissão de conhecimento só se dá através da desta.
Muitas vezes nos pegamos tentando formular uma idéia mais complexa e nos falta vocabulário.Que fique claro que não é só linguagem escrita e sim a falada também.
Caso não se possua esse domínio não se pode compreender os livros, algo muito semelhante ao que ocorria na Idade Média, onde somente os nobres tinham esse domínio.
Nesse caso ficaríamos à mercê de interpretadores porque não sabemos "ler" a fonte, e interpretadores podem nos conduzir por um caminho que chegue à conclusão que eles desejam .
Na universidade muitas vezes as pessoas ficam bravas porque precisam ler um autor muito complexo que , na verdade, precisa descrever argumentos e teses de uma forma que não exista muitos tipos de interpretação, por isso não pode "facilitar" a linguagem.
Fora todas as vezes que ouvimos um professor que está interpretando um outro professor que leu um autor que desenvolveu um trabalho de interpretação de um teórico , que escreveu em russo. E depois na aula alguns não entendem e o professor mastiga mais, aí se perdeu 80 % .
E aí eu chego à conclusão que as teorias viram slogans.
Em contraposição à idéia de que Deus nos criou da argila eu ouço muitas pessoas dizendo que viemos do macaco, que Charles Darwin disse isso.Fui tentar entender a teoria, é complexa, cheia de termos biológicos e dissertações longas, mas o homem não veio do macaco, apenas evoluímos de um ancestral comum.
Imagine se todas as vezes que formos discutir isso tivermos de nos debruçar sobre a teoria, não é mais fácil criar um slogan?
Slogans são de fácil assimilação e não precisam ser deduções verdadeiras, podem vir de premissas falsas.
O problema é quando usa-se o mesmo dispositivo pra divulgar ideologias,usa-se o mesmo processo argumentativo pra se vender um carro e pra se vender um posicionamento político e/ou ideológico.
Essa é minha conclusão, só existe debate verdadeiro no mundo real, com conversas longas, análises e sem conclusões precipitadas(embora no mundo real também exista essa Publicidade de ideologias).No mais,música, arte ,poesia e humor pra todos.
A diferença entre a palavra certa e a palavra quase certa é a mesma que há entre o relâmpago (lightning) e o vagalume (lightning-bug). (Mark Twain)
Nenhum comentário:
Postar um comentário