segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Tudo é relativo

Começo dizendo que corro o risco de parecer patético e idiota com esse post, um daqueles lunáticos paranóicos que pensam que encontraram a iluminação e que quando vão expor em palavras o insight incrível que tiveram, as palavras jorram desconexas e sem sentido.
Por esses dias ando pensando, remoendo, mastigando,ruminando teorias e pensamentos que me assolavam no período da juventude e que agora, como fantasmas, me atormentam e me seguem como sombras inquisidoras,como se me perguntassem a todo momento se eu estou seguindo aquilo a que me propus, a linha de raciocínio e de vida que jurei seguir quando me tornasse adulto . Lembro-me de quando jovem ter a exata e clara noção de ser único e especial. Raul Seixas e sua sociedade alternativa bradavam sempre:faça o que tu queres, há de ser tudo da lei, todo homem e toda mulher é uma estrela.
Enfim, sabia sermos únicos, e que aprendemos, nos construímos , escrevemos, lemos, trabalhamos , pensamos de uma maneira única e pessoal, intransferível.Assim como não existem duas digitais iguais, não existem dois seres humanos idênticos em sua complexidade.Bem, essa introdução é para dizer que :
O mundo é um caos, senhores.
Lembrem-se disso sempre. Não me olhem com essa cara de “esserapazestáloucoouestáusandodrogas”,sim sim sim, o mundo é um caos, sempre foi e sempre será. Nós,homens,tentamos organizar esse caos de um modo superficial e maníaco,10% da humanidade está trabalhando duro de modo a mascarar e enganar os outros 90% por cento, que ainda por cima defendem com unhas e dentes o direito de serem enganados. Eu não estou falando de Roswell, nem em nenhuma teoria conspiratória, nem no assassinato de Kennedy ou alienígenas vivendo entre nós. Estou dizendo que vivemos no caos . Mas e se disséssemos para todos desde a mais tenra idade que tudo é o caos? Nós precisamos,é imprecindível desde o início,empacotar, rotular, engavetar,criar metodologias,para explicar o inexplicável e educar à todos segundo esses princípios. Tudo é relativo, tudo é equilíbrio, há poucas perguntas que não podem ser respondidas com “depende”. Eu devo ser materilista ou espiritualista? Devo gostar de dinheiro e luxo ou dar valor as coisas pequenas e simples? Devo trabalhar mais e ganhar mais ou trabalhar menos e gastar menos e ter mais tempo? Devo ser rude ou educado?Bruto ou sensível? Devo estudar o máximo ou me divertir? Ser responsável ou inconsequente? Adulto ou criança? Pois bem,depende. Depende de que? Do momento. Grande resposta, ninguém passa de ano com essa resposta, ninguém arranja trabalho, nem namorada, nem consegue coisa alguma com esse tipo de resposta. Bem, pergunte ao seu professor. Ele não tem lá muito mais certeza das coisas do que você, nem o teu chefe tem lá muito mais domínio sobre as coisas do que você, mas eles estão lá pra manter a ordem, pra segurar as rédeas do caos.
E como tudo seria passado de geração para geração sem ordenar isso, sem pôr ordem no caos? Sem metodologias inventadas pra explicar o que não se pode explicar? Usemos como exemplo uma teoria organizada e regrada ,tomemos a gramática como exemplo, aí pegamos um fenômeno que se repete mais de uma vez, se isso se repete em um número considerável de vezes já se torna regra. Mas e se nos depararmos com algo que contrarie essa regra?
Joga-se na gaveta da exceção. E assim, dessa forma, cria-se todas as metodologias e somos ensinados e educados e “aprendemos” tudo. E nada tem um raciocínio muito lógico,a não ser dentro desse mundo inventado de regras e exceções.
Bem,vamos respirar um pouco.
Obviamente,se todos chegássemos a essa conclusão, o mundo tal qual conhecemos acabaria, e de um modo ou de outro estamos enredados nisso e nunca sairemos. O governo(pronto, aí é a hora que todos sorriem e dizem: è tudo culpa do governo)possui regras muito bem formuladas para nos enganar e domar o caos, mas contra o governo nada podemos fazer, certo? Temos a polícia para coibir . Mas existem regras muito mais invisíveis.O consumo desenfrado de bens, a invenção da necessidade, a moda, tudo tem que aquecer a economia , que tem que girar para que as empresas lucrem e paguem um mísero salário aos funcionários, e o governo também compactua com isso, compramos mais celulares(mesmo que não saibamos para que servem todas as funções) mais computadores e mais roupas(porque alguém disse que as nossas não estão na moda), e quem dita a moda? a Tv, a publicidade. O motor do sistema é o consumo. Seis meses após a venda tudo é descartado. Vira lixo.
E um dia o planeta acaba.
Tudo é caos,( meu texto segue o mesmo ritmo,espero que entendam como uma analogia forçada).
Nós olhamos para um lado e para o outro e não vemos resposta pra nada.(Aí obviamente um religioso vai gritar alto que a saída é Deus e a religião) Algo tão misterioso e inexplicável. Bem, misterioso e inexplicável por misterioso e inexplicável eu ficaria com o que já tenho.
Olhe com desconfiança para tudo, espie, leia, contextualize, exponha, discuta, prove, informe-se, analise, crie, viva...e quando alguém te disser que és incoerente, encare-o e diga: Tudo é relativo.

Nenhum comentário:

Pessoas que aportaram por aqui: