domingo, 5 de setembro de 2010

Escolhas, Motivações e a Vida

"Marketing de criação de necessidades. É o nível mais agressivo de marketing, pois é o esforço que leva a empresa a lançar um produto jamais solicitado"

Sempre tive um pé atrás em relação à literatura de auto-ajuda e à palestras de motivação.
Trabalho com vendas e ontem houve uma dessas reuniões para que uma pessoa que trabalha na matriz viesse nos motivar, dizer por qual motivo devemos vender mais,pra ganharmos mais dinheiro e conseguirmos mais coisas e que estamos perdendo tempo e somos burros por não estarmos nos esforçando pra vender. A primeira pergunta é sempre: Você tem sonhos,não tem?
É uma pergunta chave, extremamente capciosa,pois todos temos sonhos, sejam eles quais forem, mas a resposta subtendida é que temos que trabalhar mais e vender mais pra conquistar esses sonhos, como se nossos sonhos fossem sempre adquiridos através de mais dinheiro.Errado. Esse é o princípio da criação da necessidade,que está implícito no meu ramo de atividade, que são as vendas de eletroeletrônicos. Nesse ponto peço licença para introduzir, como ilustração do que digo, um trecho extraído do filme Trainspotting:

“Escolha uma vida. Escolha um emprego. Escolha uma carreira. Escolha uma família. Escolha uma merda de uma televisão grande, escolha máquinas de lavar, carros, CD players e abridores de lata elétricos. Escolha boa saúde, colesterol baixo, e plano dentário. Escolha prestações fixas para pagar. Escolha uma casa para morar. Escolha seus amigos. Escolha roupas de lazer e uma bagagem que combine. Escolha um terno feito do melhor tecido. Escolha se masturbar e pensar quem diabos você é em uma manhã de domingo. Escolha sentar no sofá assistindo programas que nada te acrescentam, game shows, estufar-se comendo um monte de porcarias. Escolha apodrecer no fim de tudo, numa casa miserável, envergonhando os pirralhos egoístas que você gerou para te substituírem. Escolha seu futuro. Escolha sua vida.

Enfim, o mundo é feito de escolhas, e porque alguém inculca em tua cabeça as escolhas que você deve fazer? Quem é que sabe o quanto você deve trabalhar, o quanto você deve comprar, teus sonhos ,tuas necessidades?
Tenta-se criar uma necessidade (sonhos), que na verdade não são sonhos, são desejos e desejos diferem de necessidades,pois comer, vestir, morar são necessidades, um carro veloz, tevês gigantes e celulares caros que não usamos nenhuma função são desejos.
E isso tudo é introduzido em nossa mente sem percebermos, em todos os níveis, não só nessa palestra “motivacional” da empresa, onde não se analisa falta de estoque, preço alto, baixa flexibilidade na margem de desconto,concorrência, mesmo sabendo que o mercado anda em baixa,e mil empecilhos factíveis,nada se analisa.
Apenas nos envolvem numa bolha, criam uma necessidade e empurram goela abaixo.
(Desculpem-me pelo caos do texto e pelas divagações,estou lembrando pouco à pouco tudo que remoí de pensamentos voltando pra casa nesses dias de vendas, leituras,filmes e conversas.)
Cada vez mais se trabalha mais pra ganhar mais dinheiro pra tentar suprir uma necessidade que não temos. Lembro de uma citação acerca do computador: “O computador foi inventado pra resolver os problemas que não tínhamos antes dele”.
E daí você faz hora extra para ganhar mais dinheiro porque tem um filho e fica mais tempo longe do teu filho porque quer dar um brinquedo de controle remoto que ele vai enjoar em dez minutos e fica afastado de casa, sem ve-lo, sem gastar teu tempo com ele, e trabalha mais pra dar “uma vida melhor” pra tua esposa e fica sem final de semana para passar com ela, e não vai ao cinema, não vai à shows, não se diverte porque precisa de dinheiro para pagar contas de necessidades que você mesmo criou, e vive em função disso pra quem sabe um dia aproveitar a vida.
Eis outro texto de outro grande filme:Clube da Luta

“Eu vejo aqui as pessoas mais fortes e inteligentes. Vejo todo esse potencial desperdiçado. A propaganda põe a gente pra correr atrás de carros e roupas. Trabalhar em empregos que odiamos para comprar merdas inúteis. Somos uma geração sem peso na história. Sem propósito ou lugar. Nós não temos uma Guerra Mundial. Nós não temos uma Grande Depressão. Nossa Guerra é a espiritual. Nossa Depressão, são nossas vidas. Fomos criados através da tv para acreditar que um dia seriamos milionários, estrelas do cinema ou astros do rock. Mas não somos. Aos poucos tomamos consciência do fato. E estamos muito, muito putos. Você não é o seu emprego. Nem quanto ganha ou quanto dinheiro tem no banco. Nem o carro que dirige. Nem o que tem dentro da sua carteira. Nem a porra do uniforme que veste. Você é a merda ambulante do Mundo que faz tudo pra chamar a atenção. Nós não somos especiais. Nós não somos uma beleza única. Nós somos da mesma matéria orgânica podre, como todo mundo. Escolha não ter uma TV grande nem baixo colesterol nem um abridor elétrico de latas nem plano de saúde e dentário e muito menos uma casa de dois andares numa rua arborizada e filhos que só tiram A+.
As coisas que você possui acabam te possuindo. Você só é realmente livre após perder tudo. Pois ai nao terá o que perder, e, enfim, encontrar-se-á livre”.

Enfim, espero ter dito de maneira clara o que estava martelando dentro de mim esses dias, pena que talvez meus amigos que trabalham comigo não tenham acesso a isso(talvez eu imprima e leve para eles)
Escolha viver.

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